top of page

A história da missão

O começo real dessa história não pode ser determinado, pois está oculto no eterno projeto de Deus, cujos propósitos não podem ser datados pela nossa forma comum de datação. Mas “a plenitude do tempo” do projeto pode ser delineada cronologicamente.

            A primeira ideia de uma nova agência missionária surgiu  em um encontro de pastores promovido pela missão americana ABWE, em 2004, na cidade de São Paulo. Na ocasião a missão se fez representar pelos irmãos David Southwell e George Collins, que levantaram nos presentes a sugestão de um projeto missionário transcultural. Na ocasião estavam presentes, entre outros, os pastores Jenuan Silva Lira (Fortaleza, Ceará) e Walmir Paes (Natal, Rio Grande do Norte). O encontro terminou com a escolha de uma diretoria provisória e uma agenda de atividades. Cada pastor saiu com a incumbência de divulgar os resultados no seu campo, ficando clara a necessidade de um reencontro posterior.

            As coisas não andaram no ritmo ideal, mas as sementes de São Paulo não morreram. Durante uma semana de oração por missões mundiais, realizada na Igreja Bíblica Batista do Planalto (Fortaleza, Ceará), nasceu o desejo de uma visita de sondagem missionária ao país de Cabo Verde, na África Ocidental. A viagem se realizou em 10 de março de 2006, pelos pastores Jenuan Lira, George Hicks, Izaias Arruda e o irmão Bruno Calíope. A viagem foi ricamente abençoada em vários aspectos, deixando a certeza de que deveríamos enviar missionários àquele país africano. Deus inclinou o coração do pastor Izaias a ser o primeiro missionário em Cabo Verde, sendo seguido pelo pastor Manoel Messias Júnior, que também sentiu esse chamado após conhecer o projeto em uma apresentação feita pelo pr. Jenuan Lira no Seminário Batista do Cariri.

            Diante da real possibilidade de enviarmos essas famílias para Cabo Verde, voltou ao centro das atenções a necessidade de uma agência missionária de propósito transcultural. As sementes adormecidas começaram a dar sinal de vida. Desse modo, reunidos por convite do pastor Jenuan Lira, na biblioteca do Seminário e Instituto Bíblico Maranata, instalou-se uma comissão mista de pessoas interessadas em pensar sobre a futura agência, no dia 21 de maio de 2006. Na oportunidade estavam presentes cerca de 15 pessoas entre pastores, missionários, professores do Sibima e outros irmãos interessados. Algumas outras reuniões foram feitas até outubro de 2006, quando, em uma conferência missionária nas dependências do Sibima, a agência missionária denominada Ministérios Multiculturais Maranata foi formalmente apresentada a pastores e líderes de várias igrejas de Fortaleza. Ficou acertado que a entidade teria como nome de fantasia Missão Maranata. Na oportunidade foram apresentados alguns documentos (Declaração de Fé, ante-projeto do Estatuto, Diretoria Provisória, Planilha de custos para o sustento dos missionários, entre outras coisas).

É maravilhoso ver como Deus tem feito crescer tão rápido a visão missionária de muitas Igrejas e pessoas, motivando-as a participarem do sustento missionário. Também ficamos maravilhados com a rapidez com que o trabalho tem se espalhado para diferentes países e continentes. Tudo leva a crer que estamos apenas no começo de uma grande obra que resultará na propagação do Evangelho de Cristo até os confins da terra.

            Estes são os “humildes começos” da Missão Maranata. Seus alicerces são hoje lançados sob a dependência e as bênção do Senhor da seara, de Quem ganhamos essa visão e para Quem queremos fazê-la prosperar, até que Ele venha.

 

            “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22:20 RA)

 

            A serviço do Mestre e Senhor da Seara,

 

            Pr. Jenuan Silva Lira.

NOSSOS VALORES

a.Amor ao Deus Trino:  Esse é o ponto de partida para todos os comprometidos com a Missão. O amor ao Deus Trino produzirá uma perseverança contínua no serviço missionário, especialmente em relação ao retorno iminente do Senhor Jesus Cristo.

 

b. Valorização da Igreja Local: Todos os planos e atividades da Missão têm em vista o crescimento e fortalecimento da igreja local e suas lideranças. A Missão apoiará iniciativa da igreja local inclusive no que diz respeito à atividade de liderança do trabalho missionário nos campos onde a Missão atua.

 

c. Integridade: A Missão está comprometida com a integridade Bíblica. Toda faceta do ministério será governada por este valor.  A Missão encorajará uns aos outros a terem comunicação esmerada e transparente, um estilo de vida santo, mordomia financeira e fiscal responsável a evitar extremo desequilibrado, declaração falsa, engano ou violação de ética.

 

d. Excelência: A Missão está comprometida a operar acima da mediocridade e buscar a excelência, melhorando as nossas habilidades individualmente e em grupo, para assegurar o bom testemunho da Igreja de Deus e da Missão no processo de recrutar pessoas qualificadas pela Igreja Local.

 

e. Compaixão: A Missão está comprometida com ministérios de compaixão em evangelismo e plantação de igrejas, usando métodos que são culturalmente apropriados e eficazes.  Esses ministérios podem incluir medicina, educação e ajuda em desastres naturais, em apoio aos órgãos locais civis, mas o alvo principal é o bem estar espiritual das pessoas.

 

f. Flexibilidade: A Missão está comprometida com atitude de flexibilidade em níveis estratégico, operacional e pessoal. Nos níveis estratégicos e operacionais queremos estar abertos às novas indicações do Espírito de Deus por meio da Sua Palavra. No nível pessoal, agiremos com moderação em áreas em que a Bíblia nos permita atuar segundo o princípio de liberdade cristã (Rm. 14-15:13).

 

g. Espírito De Equipe: A Missão está comprometida com o trabalho em equipe tendo em vista um testemunho eficaz da fé cristã diante do mundo, expresso em um amor profundo e humildade numa equipe de servos e conservos do Senhor Jesus Cristo (1 Co 3:5-9).

 

h. Prestação De Contas: A Missão  está comprometida com o princípio de prestação de contas nas áreas de atitudes, relacionamentos e a execução consistente dos alvos.

bottom of page