top of page

FAMÍLIA VIEIRA NO JAPÃO - NOVEMBRO 2022


"Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei." (Ezequiel 3:18)


Um senhor veio buscar latinhas dos vizinhos. Como os vizinhos haviam saído, ele tocou a campainha da nossa casa. Foi uma boa oportunidade de conhecer este senhor. Depois que ele se apresentou, era a minha vez. Disse que era vim com a família do Brasil e que era pastor. Ele respondeu: ''Já lhe digo que não mudo de religião, sigo o credo dos meus pais, a crença que eles deixaram para mim". Não foi uma boa recepção, mas entendo que assim éramos antes de Cristo: aversos à qualquer tipo de luz que clareasse nossos pecados. Este senhor é o retrato vivo do nosso passado sem Cristo. Eu o ouvi atentamente e pensei "Quantas vezes, não pensei assim!"


Iniciamos o estudo da língua japonesa. A biblioteca municipal oferece curso de japonês para estrangeiros. Eu e Misael caminhamos até lá. É uma boa oportunidade de aprender o novo idioma e conhecer famílias brasileiras. Misael aprendeu o primeiro alfabeto, o Hiragana. Durante a semana treinamos a escrita e toda a família assiste vídeos para treinar nossa audição em japonês. Na sexta feira, estou dando aulas de inglês para o diácono Samuel e ele me ajuda com a conversação em japonês. Aos domingos, treinamos e ouvimos o japonês no culto e nas conversas. Por favor, ore por nosso aprendizado. A língua japonesa é composta de três alfabetos. Pode ser complicado, mas o Senhor capacita.


O Senhor tem nos dado oportunidade de conhecer brasileiros em nossa comunidade. Peço orações por cada um, pois são oportunidades de fazer estudos bíblicos com eles.


O outono está indo embora e chegando o inverno. A última estação do ano traz muitos ventos frios, temperaturas à menos de zero graus e em alguns dia, uma neve levinha. Não somos acostumados com um inverno assim. O Senhor nos aqueceu no outono, já nos preparando para o inverno. Por favor, lembre o Pai deste pedido.


No início de dezembro passarei três dias em Tóquio num treinamento em aconselhamento bíblico. Uma missão americana deseja capacitar pastores japoneses e brasileiros para tratar destas questões à luz das Escrituras. Lídia e as crianças ficarão em casa.


No meio de Novembro, louvamos ao nosso Deus pelas nossas bodas de aço. Há 11 anos nos casamos e graças a Deus podemos desfrutar como casal das bênçãos do nosso Senhor. Das maiores conquistas nestes anos, destacamos nossas duas heranças, nossos dois filhos. Misael e Isabela são presentes de Deus em nossas vidas, fruto do nosso amor.


Pela glória do Senhor, Pr Rafael, Ana Lídia, Misael e Isabela Vieira.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page