top of page

FAMÍLIA FERNANDES NA ILHA DA MADEIRA - NOVEMBRO 2022


Olá, irmãos. Espero em Deus que todos estejam bem, apesar da situação crítica no Brasil.


Algo muito interessante que ouvi no jornal local esse mês foi que a Madeira é a região em Portugal que tem mais pessoas tomando antidepressivos. Muito interessante e triste essa informação. Apesar de estarmos num lugar belíssimo onde a criatividade de Deus é vista por todos os lados, no mar azul turquesa, nas montanhas e nas variadas espécies de flores, as pessoas estão numa profunda tristeza e buscam alívio nos antidepressivos, drogas e falsas crenças. Conheci um homem esse mês chamado Armando. Ele está mergulhado em uma grande depressão há meses. Ele me disse que já tinha buscado ajuda no espiritismo e não tinha encontrado. Agora ele está aprendendo sobre o positivismo achando que o pensamento positivo pode resolver seu problema. Após ouvir alguns exemplos que ele me deu de palavras positivas, percebi o quanto aquele homem está desesperado à procura de alívio nas fontes erradas. Compartilhei a palavra de Deus com ele e ele se mostrou um pouco cético naquele momento. Tenho tentado manter contato com ele. Orem pela salvação dele e de muitos madeirenses que estão nessa mesma situação. Que o Senhor nos use para anunciar a Jesus que chama os pecadores e lhes oferece alívio para a alma.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)


Saúde da família: Deus tem trabalhado em nossas vidas de diversas maneiras ao longo do tempo, em especial com as doenças. Tenho percebido que quando recebemos bênçãos das mãos do Senhor também enfrentamos grandes provas. Esse mês fomos várias vezes ao hospital público. Iniciei o mês de novembro com uma infecção respiratória que me deixou acamado por alguns dias. Graças a Deus, já estou recuperado, porém o mês se encerrou com mais doenças. O Estevão e a Thalita estão com COVID. A Thalita teve coriza, mas já está melhor, mas o Estevão permanece com muita tosse e secreção e está sem dormir bem de tanto tossir. Nos preocupamos com ele, porque ele já teve várias pneumonias. Graças a Deus, até esse momento, a doença não evoluiu para internação. Eu e o Zadoque fizemos os testes e deu negativo. O que me chama mais a atenção é que nem eu nem o Zadoque pegamos até hoje. Essa é a segunda vez que a Thalita contrai. Não sei explicar por que não contraí ainda. Cremos que o Senhor está nos santificando para que possamos servi-lo melhor nesse novo campo. Orem para que o Senhor nos ajude a perseverar em meio às doenças que nos acometem.


Situação do meu pai: Após aqueles vários dias de espera no hospital, graças a Deus ele foi transferido e a cirurgia foi realizada. Obrigado a todos que oraram por essa situação. Ele está se recuperando em casa e a parte psicológica dele está consideravelmente melhor, apesar de apresentar lapsos de esquecimentos. Os dias no hospital afetaram o comportamento e a mente dele. Graças à bondade de Deus ele não está mais agressivo. Orem pela recuperação da cirugia e salvação da alma dele e também por minha irmã Renata que está cuidando dele diariamente.

Louvamos a Deus pelas generosidade de uma irmã de Natal (RN) que doou as duas cadeiras semi-novas para meu pai.


Terapias do Estevão: Irmãos, cada pequeno avanço é na verdade muito grande para ele e para nós. Com a terapia da fala e da alimentação o Estevão conseguiu falar pela primeira vez a palavra mamãe esse mês. Que emocionante. A Thalita ficou muito feliz. E pela primeira vez na vida ele conseguiu mastigar e engolir um pouco de arroz. O processo é lento, mas com a bênção de Deus temos visto progresso. Ainda está sendo muito difícil ensiná-lo a comer, porém vamos continuar.


Treinamento para discipulado: Finamente irmãos comecei as mensagens na Igreja Baptista do Funchal sobre discipulado. Tem sido desafiador para mim ensinar os irmãos aqui. Apesar de todos falarmos a mesma língua, para eles nós brasileiros falamos o brasileiro e não o português. Após o culto tenho perguntado se eles têm entendido o meu brasileiro e eles dizem que estão percebendo. A ideia do discipulado pessoal é algo novo e inédito para a maioria. Meu desejo e oração é que essa pequena igreja tenha como marca o ato de fazer discípulos para Jesus. Orem pelas próximas mensagens e também que nasça um ministério sólido de discipulado na igreja.


Encontros com Ricardo e Raquel: Continuamos nos reunindo em nossa casa com o casal e tem sido muito proveitoso. O Ricardo é sempre aberto para ouvir a Palavra de Deus e tem participado dos cultos aos domingos na igreja. Apesar dele ter dito que no momento não tem desejo de um estudo bíblico, nossa amizade continua aumentando. Deus está trabalhando na vida dele. Vamos iniciar esse mês encontros para assistir filmes. Que Deus possa abrir os olhos dele para compreender a sua Palavra e tomar uma decisão.


Sou muito grato a Deus por chegar aos 40 anos de idade esse mês de novembro. Pela graça de Deus tenho andado e trabalhado para o Senhor. Para muitos eu não chegaria aos 18 por causa da vida que eu levava. Aprouve a Deus mudá-la por completo. Queira Deus me conceder mais anos de vida para servi-lo, pois ao contrário não valeria a pena viver se não fosse para servir ao Senhor e ao meu próximo. Que Deus nos dê ousadia e nos faça frutíferos nesse campo tão necessitado da sua Palavra. Somos imensamente gratos a Deus pela vida de cada irmão que com o suar do rosto tem nos sustentado financeiramente e também por meios das orações. Vocês são cooperadores do avanço do evangelho nessa ilha.


Agradecimentos:

1. Aos meus 40 anos de idade;

2. Louvamos a Deus pela cirurgia do meu pai e doação das cadeiras;

3. Pelas lutas que enfrentamos com doenças;

4. Pela terapias do Estevão e por ele ter falado mamãe;

5. Pelas oportunidades de pregar o evangelho;

6. Pela fiel provisão de Deus no nosso sustento através de famílias e igrejas fiéis.


Pedidos:

1. Recuperação e salvação do meu pai e forças para a Renata cuidar dele;

2. Saúde da família, em especial Thalita e Estevão que estão com COVID;

3. Treinamento de discipulado na IBF;

4. Salvação do Ricardo e Armando e manter o contato com ambos;

5. Terapias e desenvolvimento do Estevão;

7. Salvação dos madeirenses;

8. Perseverança em meio às lutas;

9. Provisão de Deus no nosso sustento mensal.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page